top of page
  • Escritor

Como escolher um aparelho de raio x para o meu consultório?

Não há dúvidas que as tecnologias facilitaram os diversos processos nas mais variadas áreas, e na odontologia não seria diferente. Um dos equipamentos mais importantes no trabalho de um dentista é o aparelho de raio X, usado para fazer diagnósticos precisos e precoces, e para identificar problemas que não são visíveis a olho nu. Por isso, hoje vamos explicar um pouco mais sobre o raio X e como escolher a opção certa para o seu consultório.

Primeiramente, é preciso destacar que esses aparelhos são essenciais para que os dentistas possam fornecer serviços de alta qualidade. Eles permitem que os profissionais vejam claramente problemas dentários como lesões ou infecções subgengivais. Além disso, por permitir diagnósticos mais certeiros, o uso dos aparelhos de raios X evita procedimentos desnecessários, economiza tempo, aumenta o bem-estar dos pacientes e reduz o desgaste dos dentes.

Quais são os principais tipos de aparelhos de raios X?

Existem dois tipos de aparelhos mais usados: raio X intraoral e extrabucal. Os intraorais possuem três tipos: interproximal, periapical e oclusal, e são usados para fornecer imagens detalhadas e em alta definição dos dentes individuais e/ou das arcadas dentárias. Estes sistemas são menores, sendo assim mais úteis para obter imagens de dentes traseiros e das áreas posteriores da boca.

Os sistemas de raios X extrabucais, por outro lado, podem ser panorâmicos, de tomograma ou de projeções cefalométricas e permitem que o dentista visualize o crânio completo, o maxilar superior e o maxilar inferior em um único plano. Estes sistemas são usados para identificar problemas mais profundos e avaliar a saúde geral da boca.

Como escolher o melhor aparelho de raio X para o meu consultório?

É importante ter em mente que não há um único tipo de aparelho de raio x certo para todos os consultórios. A escolha depende de vários fatores como número de procedimentos que você exerce e quais serviços específicos está oferecendo. Por isso, essa decisão acaba sendo situacional.

Porém, é importante pensar em seus objetivos atuais e futuros para certificar de que está adquirindo o equipamento certo para atender às suas necessidades. Inclusive, se você está abrindo um consultório agora, pode optar por um equipamento mais simples e básico e, em um momento mais adequado, evoluir para um aparelho mais avançado ou complexo.

O que avaliar antes de comprar um aparelho de raio-X?

Depois de ter escolhido o tipo de equipamento de raio X, você deverá considerar alguns outros fatores antes de comprar. Primeiro, considere as dimensões do aparelho: se o seu consultório é pequeno, você não quer comprar um equipamento muito grande que irá atrapalhar a mobilidade.

Você também precisará verificar a resolução das imagens que ele produz. Quanto maior a resolução, melhores serão as imagens e mais informações poderão ser fornecidas ao dentista.

Certifique-se também de que o equipamento é fácil de usar e possui um menu intuitivo. Isso ajuda a reduzir os tempos de aquisição imagética. Por fim, lembre-se de que o equipamento de raio X é um investimento de médio e longo prazo. Então, fique atento ao produto que você está comprando. Verifique se ele tem garantia e se existe serviço de manutenção.

Por isso, se você está pensando em adquirir um aparelho de raio X, o melhor lugar para isso é a Dontotec! Além de oferecer os melhores produtos e acessórios odontológicos do mercado, nós também estamos à disposição para fazer manutenções e tirar dúvidas. Entre em contato conosco e transforme o seu consultório!

4 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page