top of page
  • Foto do escritorRedator da Dontotec

Qual a importância do ultrassom para a sua clínica?

Atualizado: 21 de jul. de 2023

Quando falamos sobre tecnologias relacionadas à odontologia, existem muitos produtos no mercado que contribuem para a evolução e o aprimoramento dos tratamentos. Um dos melhores exemplos disso é o ultrassom dental, usado em diversas clínicas odontológicas para deixar os atendimentos mais rápidos e eficientes. Isso não impede, entretanto, que muitos profissionais não entendam a importância e os benefícios que esse produto pode oferecer em um consultório. Por isso, hoje vamos discutir o funcionamento desse acessório e como ele pode ajudar na rotina de um dentista.

O que é um ultrassom odontológico

O ultrassom odontológico é um aparelho que utiliza eletricidade para produzir vibrações. Estas, por sua vez, produzem ondas de calor que impulsionam um jato de água, ajudando na remoção da placa bacteriana e outros problemas que venham a manchar os dentes ou a gengiva.

Por ser um aparelho alimentado por corrente elétrica, ele pode ser acoplado à cadeira do dentista e usado em conjunto com o jato de bicarbonato. Além disso, o ultrassom pode desempenhar diferentes funções no tratamento, dependendo da velocidade das vibrações e da quantidade de água liberada (essas duas funções dependem diretamente do modelo adquirido).

Quais tratamentos usam um ultrassom odontológico?

Um dos maiores diferenciais desse produto é a sua versatilidade, já que ele pode ser usado em diversos tipos de tratamentos relacionados às áreas de periodontia e endodontia. O uso mais comum, entretanto, é na limpeza de raízes comprometidas, que ocorre de maneira semelhante ao processo não automatizado, mas sem danificar tanto a estrutura dental.

Outros usos do aparelho incluem:




  • remoção do tecido pulpar ou necrótico;

  • remoção de placas bacterianas, tártaros e manchas superficiais;

  • auxílio de cortes em cirurgias que demandam precisão;

  • remoção de nódulos calcificados na região dental (polpa).

Quais as vantagens de ter um ultrassom na sua clínica?

Usar ultrassom na sua clínica odontológica pode trazer diversos benefícios para ambos dentista e paciente. Dentre eles, podem-se destacar:

Melhora na eficiência do tratamento

O ultrassom odontológico é altamente eficiente na remoção de tártaro e placa bacteriana dos dentes e gengiva, eliminando, inclusive, a camada que não é alcançada pela escova de dentes e fio dental.

Reduz a dor e o desconforto do paciente

A remoção manual de tártaro e placa bacteriana dos dentes pode ser um procedimento desconfortável e doloroso para o paciente. No entanto, o uso do ultrassom pode reduzir significativamente a dor e o desconforto do paciente. O equipamento emite vibrações de alta frequência que ajudam a soltar o acúmulo de placa e tártaro sem causar dor ou desconforto.

Diminui o tempo de recuperação

A utilização do ultrassom odontológico pode reduzir o tempo de recuperação do paciente após o tratamento. Como o procedimento é menos invasivo e menos doloroso do que os métodos manuais de remoção de tártaro e placa bacteriana, os pacientes se recuperam de maneira mais fácil e rápida.

Proporciona um tratamento mais seguro

O uso do ultrassom odontológico é considerado mais seguro do que os métodos manuais de limpeza. Isso porque o equipamento é projetado para remover a placa e o tártaro sem danificar os dentes ou a gengiva. Além disso, o ultrassom também ajuda a reduzir o risco de infecções, pois é capaz de eliminar bactérias que não podem ser alcançadas por outros métodos de limpeza.

Aumenta a satisfação do paciente

Quando os pacientes recebem um tratamento de limpeza menos invasivo, menos doloroso e com menor tempo de recuperação, é mais provável que fiquem satisfeitos com o atendimento recebido. Além disso, o uso do ultrassom pode aumentar a confiança dos pacientes em seus dentistas, já que eles estão oferecendo um tratamento mais tecnológico.

Conclusão

O ultrassom odontológico é uma ferramenta essencial em um consultório odontológico moderno. Por isso, investir nesse equipamento é uma escolha inteligente para clínicas que buscam oferecer um atendimento de alta qualidade e tecnologia de ponta aos seus pacientes.

Então, o que você está esperando? Se você ainda não investiu em uma tecnologia de ultrassom, entre em contato com a Dontotec agora mesmo. Nós oferecemos uma variedade de produtos odontológicos para a sua clínica, além de estar disponível para fazer manutenções e tirar dúvidas.

2 visualizações0 comentário
bottom of page